A Feira na Rosenbaum, com muita honra, recebe o Xamã e liderança Yanomami Davi Kopenawa para a roda de conversa Um Brasil Yanomami, com participação de Beto Ricardo e Marcos Wesley de Oliveira (ISA – Instituto Socioambiental), Cris Rosenbaum (Feira na Rosenbaum) e Felipe Ribenboim (FRUT.O).
Um momento para aprendermos, refletirmos e nos conectarmos com a ancestralidade brasileira e a história de resistência do povo Yanomami e dos povos indígenas brasileiros.
A roda de conversa faz parte da programação da Feira na Rosenbaum, que acontece de 11 a 16 de dezembro, das 11h às 21h na Unibes Cultural.
Inscrições em http://bit.ly/UmBrasilYanomami
DAVI KOPENAWAPor mais de 30 anos Davi tem se dedicado a defender os direitos e interesses dos povos indígenas no Brasil, e em especial dos Yanomami. Davi nasceu por volta de 1956 em Maracanã, uma comunidade Yanomami no alto rio Toototobi no estado do Amazonas. Uma de suas fortes memórias de criança é a de sua mãe o escondendo dentro de uma cesta quando os primeiros brancos chegaram na sua comunidade.
Davi sempre teve presença ativa nas transformações e lutas do povo Yanomami. Ao longo de sua trajetória Davi Kopenawa tem recebido prêmios em reconhecimento a sua luta contínua e sua dedicação extraordinária. Em 1989, recebeu do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Nova York o Prêmio Global 500. Em 1999 foi condecorado pelo presidente Fernando Henrique com a Ordem do Rio Branco ao grau de Cavaleiro, em Brasília. Na Espanha foi homenageado pelo Comitê Bartolomeu de Las Casas e no mesmo ano de 2009 recebeu do Ministério da Cultura a Comenda da Ordem do Mérito Cultural ao grau de Cavalheiro. Em 2012, a Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT), num programa voltado para a defesa dos defensores de direitos humanos, o homenageou com a realização de um filme que mostra o seu trabalho contra o garimpo na TIY, apresentado no Festival Internacional de Genebra, na Suíça. A Câmara Municipal de Boa Vista lhe concedeu o Título de Honra ao Mérito Rio Branco, em 2013 e o Ministério da Cultura novamente o homenageou, elevando-o ao Grau de Comendador, em 2015.
CONVIDADOS
Marcos Wesley de Oliveira (ISA – Instituto Socioambiental)
Há mais 20 anos trabalha com os Yanomami, convivendo e lutando pelos seus direitos e pela preservação de sua floresta.
Beto Ricardo (ISA – Instituto Socioambiental)
Antropólogo e ativista com longa experiência em organizações do terceiro setor, desde o período de resistência à ditadura militar no Brasil.
Cris Rosenbaum (Feira na Rosenbaum)
Curadora de Design e fundadora da Feira na Rosenbaum. Em 2012 organizou a primeira Feira no escritório de design Rosenbaum com 100% da renda revertida para o Instituto A Gente Transforma, criado pelo designer Marcelo Rosenbaum.
Felipe Ribenboim (FRUT.O)
Desde 2004 Felipe empreende investigações em gastronomia, como expedições em cultura e gastronomia, iniciadas com a região amazônica [Projeto Biomas Brasileiros].
Será muito especial! Esperamos todos vocês.